“A Culpa é do Banqueiro”: Luis Carlos dos Santos conversa com Elói Pietá sobre campanha do Sindicato

Luis Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região participou nesta terça, dia 22, de uma live com o ex-prefeito Elói Pietá para debater sobre as demissões, filas nos bancos, demora no atendimento e déficit de bancários e apresentar a mais nova campanha de conscientização do Sindicato, nomeada de “A Culpa é do Banqueiro”. A principal intenção é conscientizar os clientes sobre os problemas enfrentados diariamente pela categoria para que o atendimento seja mantido com o mínimo de dignidade.

 

 

Um dos assuntos abordados durante o bate papo foi a relação do avanço da tecnologia no sistema bancário e as demissões. “A tecnologia por si só não é responsável pelas demissões, nós temos inclusive uma cláusula na nossa Convenção Coletiva de Trabalho que garante o treinamento dos bancários para que possam lidar com os avanços, mas os bancos não aplicam e a utilizam como desculpa para os desligamentos”, explicou.

 

 

E são essas demissões uma das principais razões para que o atendimento à população seja prejudicado e a justificativa é a de que a população sabe usar de forma autônoma os caixas eletrônicos. “Mas isso é uma falácia, porque o sistema financeiro tem o dever de contribuir mais para o desenvolvimento do país e não o faz. A pandemia é uma bela desculpa para lucrar mais, com taxas de juros absurdas e pouco crédito”, contou. “Os cinco principais bancos lucraram mais de R$18 bilhões no primeiro trimestre e demitiram 13 mil bancári@s desde o início da pandemia e tudo isso reflete no atendimento, no tempo de fila e etc”.

 

 

A falta de gestão e de tato com os funcionári@s e clientes ficou ainda mais evidente desde que a pandemia começou, a exemplo das filas nas agências bancárias. Na Caixa Econômica Federal (responsável pelo pagamento do auxílio emergencial) e do Banco Mercantil do Brasil (que concentra parcela significativa de aposentados e pensionistas) o problema ficou ainda mais evidente. ”

 

 

Redes Sociais – Durante a circulação da campanha, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região e diretoria compartilharão os motes nas redes sociais com a hashtagh #ACulpaédoBanqueiro. Ajude a mensagem chegar aos clientes das instituições bancárias, compartilhe os posts, use nossa hashtag para pressionar os gestores a melhorarem o atendimento para o público, assim como as condições de trabalho da categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

loading