Banco do BrasilDESTAQUE

CGU contata bancári@s do Banco do Brasil e surpreende categoria  

 

Um comunicado enviado pela Controladoria Geral da União (CGU) aos bancários e bancárias do Banco do Brasil nesta quinta-feira, 14, surpreendeu a categoria. A mensagem, enviada por e-mail, exige que funcionárias e funcionários do banco façam declarações ao sistema e-Patri, criado para receber declarações de agentes públicos civis da administração pública federal. A surpresa se dá pelo fato de que, como a maioria dos brasileiros e brasileiras, quem trabalha no BB faz sua declaração de Imposto de Renda através do sistema da Receita Federal.




“Os funcionários e funcionárias do BB sentem-se inseguros quanto à sua privacidade, pois se algum comunicado viesse, deveria ter vindo do próprio banco e não de um órgão de controladoria do governo. Vamos exigir que o Banco do Brasil se posicione sobre isso”, disse o secretário de Comunicação do Sindicato e bancário do BB, João Cardoso. 




Em 1º de julho, a CGU publicou a Instrução Normativa 8, no Diário Oficial da União, destacando que os agentes federais devem apresentar declarações anuais de bens e de situações que possam gerar conflitos de interesse via e-Patri. 




A instrução diz ainda que trabalhadores e trabalhadoras poderão optar por autorizar o acesso às declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física, apresentadas à Receita Federal, que seriam carregadas automaticamente no e-Patri, mas a entrega de informações à CGU é obrigatória. 




Em entrevista à Contraf-CUT, o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga afirmou que não faz sentido que tais informações sejam cobradas de funcionários e funcionárias normais.“Eles querem ver se existe conflito de interesses na formação de renda do agente público. Nós entendemos isso. Então, faz sentido solicitar esse cadastro para diretores, agentes da presidência, mas não faz sentido para um funcionário normal”, concluiu.

 

Com informações de Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading