Começa vacinação contra Covid no país; Comando solicita inclusão de bancári@s no grupo prioritário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de duas vacinas contra o Coronavírus neste domingo, dia 17 de janeiro, são elas a Coronavac (uma parceria entre o laboratório chinês Sinovac Biotech e Instituto Butantan) e a vacina de Oxford (AstraZeneca) e após 50 outros países em todo o mundo, o Brasil iniciou a imunização da população. A primeira vacinada foi a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, seguida da indígena Vanuzia Costa Santos, 50, moradora da aldeia multiétnica “Filhos da Terra”, localizada no Cabuçu, em Guarulhos.

 

A princípio, a vacinação priorizará profissionais da saúde e idosos, mas ainda em dezembro de 2020 o Comando Nacional dos Bancários reforçou a importância de incluir bancários e bancárias entre o público prioritário para a vacinação contra a Covid-19 e foi informado pelos representantes dos bancos que o pedido já foi feito ao governo Federal, que ainda não deu parecer.

 

 

Também em dezembro, o deputado federal Ricardo Silva (PSB) protocolou a solicitação para que a categoria seja incluída como prioridade no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e defendeu que a medida preservará a vida dos bancários, bancárias, familiares e de clientes que precisam ir às agências para atendimentos presenciais. “Os bancários estão, literalmente, na linha de frente. Atividade de alto risco, já que o profissional atende o público em local fechado, geralmente sem ventilação externa e se expõe à possibilidade real de contaminação pelo novo coronavírus. O bancário é a ferramenta direta que faz girar a economia”, esclareceu o deputado em entrevista ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

 

 

O Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região também defende que a categoria seja incluída no plano de vacinação prioritária e acompanhará o andamento das solicitações efetuadas pelo Comando Nacional, Fenaban e pelo deputado Ricardo Silva. “Assim como os profissionais da saúde, que desempenham um papel heróico durante a pandemia, os bancários e bancárias estão desde o início atendendo  a população, mantendo o setor em atividade para que a economia continuasse girando e, para segurança da categoria e dos clientes, nós defendemos a inclusão no grupo prioritário”, explicou o presidente Luis Carlos dos Santos.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading