DESTAQUELGBT

Dia Contra a LGBTfobia: Sindicato intensifica luta por inclusão em ano de Campanha Nacional

O dia 17 de maio marca o Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, data criada para lembrar a decisão histórica da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1990 retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. O marco simboliza um avanço na defesa dos direitos humanos e na luta pela despatologização das identidades LGBTQIA+.

A data também fortalece a pressão por políticas públicas e medidas concretas de combate à discriminação, além de ampliar o debate sobre inclusão, diversidade e respeito nos locais de trabalho. No setor bancário, o tema ganha destaque em 2026, ano de Campanha Nacional, quando a categoria deve discutir novas reivindicações voltadas à promoção da igualdade de oportunidades e ao enfrentamento da LGBTfobia nos bancos.

O Sindicato, ao lado do Comando Nacional dos Bancários, mantém atuação permanente no combate à discriminação promovendo debates, campanhas de conscientização e ações voltadas à ampliação da representatividade da população LGBTQIA+ no sistema financeiro.


Histórico Vitorioso

Na Campanha Nacional de 2024, a mobilização da categoria garantiu avanços importantes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O tema, que antes aparecia em apenas uma cláusula, passou a contar com oito cláusulas específicas relacionadas à diversidade, inclusão e proteção de trabalhadores LGBTQIA+.

Entre os avanços conquistados estão:

  • Reconhecimento do direito à identidade de gênero e da orientação sexual;
  • Repúdio a qualquer forma de discriminação, com apuração por meio de canais de denúncia;
  • Implementação de programas de diversidade nos bancos;
  • Inclusão de pessoas transgênero em programas de mitigação da desigualdade salarial;
  • Respeito ao uso do nome social em sistemas internos das instituições financeiras;
  • Atualização da antiga Mesa de Igualdade de Oportunidades para a atual Mesa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento.

Fonte SEEB SP