Grandes bancos lucram R$17,4 bi no 3º trimestre, mas demissões ultrapassam 12 mil no ano e o foco são bancári@s adoecidos

 

Eles seguem recuperando o fôlego após o momento mais crítico da pandemia – que ainda não acabou – e lucraram, juntos, R$17,4 bilhões no 3º trimestre de 2020, mas seguem demitindo bancári@s em todo o país. As dispensas já ultrapassam 12 mil e agora as instituições financeiras focam nos trabalhadores e trabalhadoras adoecidos e em período de pré-aposentadoria.

 

 

As demissões estão afetando bancári@s que tenham apresentado sintomas de depressão, alguns em tratamento contra o câncer e soropositivos e até mesmo aqueles que foram infectados pela Covid-19, mesmo que ainda apresentem os sintomas da doença. “Eles estão demitindo e não estão admitindo relatórios atualizados após a dispensa, por isso orientamos a atualização dos exames e relatórios como precaução”, explicou a diretora e secretária de Saúde do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região, Daniela Cucio.

 

 

É importante ressaltar que os bancos Itaú, Santander, Bradesco e também o Mercantil do Brasil assumiram o compromisso de não demitirem funcionários durante a pandemia, que em projeções otimistas não deve acabar antes de março de 2022.

 

 

#QuemLucraNãoDemite O aumento expressivo no número de demissões, o desrespeito a um acordo firmado e a crise sanitária levaram os Sindicatos de todo o país, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a promover uma campanha contra os desligamentos, com o objetivo de denunciar a quebra de compromisso pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A hastag #QuemLucraNãoDemite tem entrado nos tópicos mais discutidos da internet toda sexta-feira.

 

 

O Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região está a disposição da categoria para tirar dúvidas e para orientação, caso seja necessário, através do telefone (11) 2440-7888 e pelo whatsapp (11)97643-2611.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading