Juntos, com a Nossa Luta, em defesa da Caixa 100% Pública e de seus empregados

Há muito tempo, parte dos empregados da Caixa, que havia ingressado na empresa começou a questionar as desigualdades que ocorriam entre os empregados da empresa, entre eles e os demais bancários. Este núcleo foi a semente que criou raízes para a luta pela igualdade de tratamento entre escriturários e auxiliares de escritório, pelo direito à sindicalização e pela jornada de trabalho de seis horas para os empregados. Em 1986, estes empregados se organizaram para disputar as eleições da Associação Beneficente dos Economiários Federais (ABEF), entidade dos empregados da Caixa. Uma das características que marcou este grupo de empregados foi sua diversidade: havia pessoas com os mais diferentes pontos de vista, ocupantes de diversas funções na hierarquia da Caixa e de várias regiões do estado. O nome escolhido para dar identidade a este grupo de forte representatividade, foi “Nossa Luta”. O símbolo do grupo, marcou a esperança simbolizada nos traços da graúna desenhada pelo cartunista Henfil.

 

 

A vitória nas eleições de 1986 deu início à uma história de sucessivas gestões da associação, hoje APCEF/SP, que se pauta pelo equilíbrio entre a atuação em defesa da Caixa e dos direitos dos empregados e a promoção de esporte, cultura, lazer e eventos. Uma atuação que une os empregados da ativa e os aposentados. Uma atuação que respeita e atua para fortalecer a luta dos empregados da Caixa, em conjunto com as entidades sindicais e demais entidades associativas. Uma atuação que se pauta pelo respeito às diferenças.

A condução da APCEF/SP pela Nossa Luta fez com que a entidade crescesse sob vários aspectos, e se tornasse uma das mais relevantes e respeitadas entidades representativas dos empregados da Caixa em nível nacional. Com isso, ela foi protagonista em diversos momentos decisivos da luta dos empregados, como nas campanhas salariais, por melhores condições de trabalho, por mais contratações, em defesa da Funcef e do Saúde Caixa e em defesa da Caixa 100% Pública, sem deixar de lado a atuação junto aos empregados em seu dia-a-dia.

 

 

Com a aproximação da eleição da entidade, que foi adiada devido à pandemia da Covid-19, a Gestão Nossa Luta, participou de dezenas audiências públicas nas câmaras municipais e Assembleia Legislativa em defesa da Caixa 100% Pública e contra o fechamento de agências, realizou centenas de reuniões nas unidades para tratar de Funcef e Saúde Caixa e para organizar as Campanhas Salariais e pela Caixa 100% Pública, realizou milhares de atendimentos pelo departamento Sindical e centenas de atendimentos no departamento jurídico e para elaboração da declaração de IR, ampliou e modernizou os espaços coletivos, adquiriu novos espaços (flat’s), realizou milhares de hospedagens aos associados nas colônias e realizou dezenas de eventos sociais e esportivos com um público somado de milhares de associados e seus dependentes e auxiliou centenas de empregados em aumentar sua qualificação profissional por meio de dezenas de turmas de treinamento, em parcerias com outras entidades.

 

 

Para o próximo mandato, a Chapa Nossa Luta tem o compromisso de continuar honrando este rico histórico. A chapa é, mais uma vez, formada por aposentados e empregados da ativa de todas as regiões do estado, que ocupam as mais diferentes funções, e com diversos pontos de vista.

 

 

Pretendemos continuar atuando em conjunto com as demais entidades, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida de todos nós, empregados da ativa e aposentados, seja na forma de garantir ainda mais lazer, esporte cultura e integração, seja na forma de melhor remuneração, melhores condições de trabalho, melhor plano de saúde, e também sempre na defesa do papel social de nossa empresa.

 

 

Mantendo essas nossas raízes, estaremos juntos, ao lado dos empregados, para defender seus direitos frente aos desafios que estamos enfrentando atualmente, neste cenário pós reforma trabalhista e em um governo que tem promovido sucessivos ataques aos empregados de empresas públicas. Temos experiência e clareza necessárias para isso.

 

 

O tempo nos renova. A luta nos fortalece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

loading