Lançamento do documentário marca celebração dos 35 anos do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região
Para celebrar o ano em que o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região completou 35 anos de existência, a diretoria lançou o documentário “Bancários de Guarulhos: resistência, lutas e conquistas”, em um evento especial realizado no dia 29 de novembro, às 20h no auditório do Sindicato, 35atraiu mais de 80 pessoas e lotou o espaço.
O filme, com 51 minutos de duração, narra a trajetória da instituição desde sua fundação, ainda enquanto Associação, até os dias atuais, pela perspectiva de diretores e ex-diretores que contribuíram para sua construção. A produção emocionou o público, levando muitos a revisitar momentos marcantes dessa história de lutas e conquistas.
Presenças ilustres
O lançamento contou com a presença de diretores e ex-diretores do Sindicato, bancários da base, representantes de movimentos sociais e de outros sindicatos da categoria. Entre os convidados, estiveram Ana Lúcia Ramos Pinto, secretária geral da FETEC-CUT/SP, representando a presidenta Aline Molina; Willian da Silva, presidente do Seeb Limeira; e Marcelo Martins, presidente do Seeb Barretos.
A noite ainda foi abrilhantada pela apresentação musical dos artistas Aldo di Julho e Zinho Byl, que também fazem parte da história do Sindicato.
O impacto do documentário
A impressão do público com do documentário foi unânime: emocionante, informativo e envolvente. Quem esteve ali, se viu transportado pelo túnel do tempo e acompanhou a construção da história da entidade que sempre esteve à frente na defesa dos direitos dos trabalhadores bancários. A grande adesão ao evento fez com que a organização precisasse adicionar cadeiras extras para acomodar todos os presentes confortavelmente.
Produção que reflete a essência da luta
“Bancários de Guarulhos: resistência, lutas e conquistas” foi gravado ao longo de nove reuniões com diretores e diretoras que ajudaram a moldar a entidade. O resultado final é um registro histórico que reafirma o compromisso do Sindicato em continuar a luta pelos direitos da categoria bancária e por uma sociedade mais justa.
“Este documentário não é apenas uma homenagem aos 35 anos do nosso Sindicato, mas também um registro histórico das lutas e conquistas que nos trouxeram até aqui. É um tributo a todos os bancários e bancárias que fizeram parte dessa trajetória, por isso, ver este auditório cheio e sentir a emoção de cada pessoa presente reforça a importância do nosso trabalho ao longo dos anos. Nossa história é feita por gente, e é para as pessoas que continuaremos lutando.”, concluiu o presidente da instituição, Wanderley Ramazzini.