Sindicato repudia demissões em massa no Itaú
O Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região repudia veementemente as demissões em massa promovidas pelo Itaú nesta segunda-feira, dia 8 de setembro. A decisão arbitrária do banco atinge centenas de trabalhadores em todo o país e expõe, mais uma vez, o desrespeito com que a instituição trata seus funcionários.
Em nota enviada ao portal Metrópoles, a instituição justificou as dispensas com base no desempenho e alinhamento cultural “como parte de sua gestão de pessoas” e acrescentou que os desligamentos “foram conduzidos de forma criteriosa, considerndo diversos aspectos do trabalho e aderência às necessidades atuais do banco (…) com objetivo de fortalecer nossa cultura organizacional e a entrega de resultados”.
Em sua justificativa, o Itaú dá a entender que a categoria tem entregado um resultado pouco expressivo, o que contraria a realidade vivida dentro do banco, isso porque os bancários e bancárias enfrentam diariamente metas abusivas e pressão por resultados, e, mesmo assim, entregaram um lucro líquido de R$ 22,6 bilhões apenas no primeiro semestre de 2025. É inaceitável que uma instituição que acumula lucros bilionários promova cortes sob a justificativa de “produtividade”.
O movimento sindical bancário não foi procurado pelo Itaú para discutir alternativas de recolocação dos funcionários em outras áreas. O Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região seguirá cobrando do banco responsabilidade social, diálogo e compromisso com os trabalhadores, além de intensificar os protestos contra as demissões.
Se você foi desligado e atua em nossa base, procure imediatamente o Sindicato através do telefone (11) 2440-7888 ou pelo whatsApp (11) 97643-2611.

