Atividade nacional em defesa do Saúde Caixa une Sindicatos de todo o país
Na manhã desta terça-feira, 17 , o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região esteve presente em três unidades da base, agência 250 da Caixa Econômica Federal, na avenida Salgado Filho, e nas agências instaladas nos shoppings Bonsucesso e Internacional, como parte do Dia Nacional de Luta em defesa do Saúde Caixa. A mobilização ocorreu simultaneamente em todo o país e teve como objetivo pressionar a direção do banco a retomar o diálogo com os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras sobre as mudanças necessárias no plano de saúde.
“Nos comprometemos a fazer atividades todos os meses para mobilizar a categoria e reforçar a importância de convencer o banco a rever as regras do Saúde Caixa. Hoje, essa ação está sendo feita no Brasil inteiro. Estamos pressionando para que a Caixa volte a conversar com a gente”, afirmou o presidente do Sindicato, Wanderley Ramazzini.
Durante a atividade, os diretores e diretoras promoveram a leitura coletiva de uma carta aberta direcionada à direção da Caixa, em que relembraram a atuação essencial dos empregados da estatal durante a pandemia, criticaram a imposição do teto de 6,5% da folha de pagamento para os custos do plano e denunciaram o aumento das mensalidades, além da exclusão de direitos e da precarização do atendimento.
“Estamos mobilizados desde fevereiro, alertando para a renovação do Saúde Caixa no final do ano, o plano ficará inviável se nada for feito. A Caixa chegou a alterar o estatuto, mas manteve o teto de 6,5%, e isso é insustentável. Precisamos ampliar as mobilizações para garantir um resultado positivo”, destacou o diretor do Sindicato e bancário da Caixa Roberto Leite.
A mobilização também alertou para o impacto negativo que o atual modelo do plano tem causado principalmente aos aposentados, que são os que mais necessitam de atendimento médico. A categoria reivindica reajuste zero nas mensalidades, melhoria no atendimento e o fim das restrições impostas nos últimos anos.
Crédito imagens: João Cardoso