Caixa Econômica FederalDESTAQUE

Dia de Luta em defesa do Saúde Caixa acontece nesta terça, 17; vista-se de branco e atrase o ponto

O Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região une-se a outras entidades sindicais de todo o país e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) para um Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa, que acontecerá nesta terça, dia 17 de outubro, em agências espalhadas Brasil afora. 

 

A orientação é que os empregad@s, tanto da ativa quanto aposentad@s, vistam-se de branco e que postem fotos nas redes sociais com a hashtag #QueremosSaúdeCaixa”, em forma de protesto e que batam o ponto com 6 minutos e 30 segundos de atraso, como forma de protesto contra os 6,5% da folha de pagamento como teto para a participação do banco no custeio do plano, previsto no estatuto desde 2017.

 

Além das atividades de rua, será realizado um tuitaço, entre as 11h e 12h, onde os trabalhadores são chamados a utilizarem também a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.

 

Por que a manifestar-se?

 

O Dia Nacional de Luta foi aprovado pelos trabalhadores contra a postura da direção da Caixa nas negociações em torno da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sobre o plano de saúde.

 

O banco se mantém intransigente em seu posicionamento de limitar suas contribuições para o custeio do plano no percentual fixado pelo estatuto da empresa de 6,5% da folha de pagamentos, o que acarretaria em um aumento médio de 85% nas contribuições feitas pelos empregados. Além disso, a área de pessoas da Caixa ainda não repassou aos representantes d@s empregad@s, no grupo de trabalho criado para debater o tema, os dados necessários para a elaboração do estudo atuarial que será utilizado pela consultoria contratada pelas entidades.

 

“O quadro proposto pelo banco é surreal, é impossível absorver esse aumento extremamente abusivo. O resultado? Milhares de trabalhador@s, a maioria aposentad@s, ficarão sem plano de saúde, pois não terão como arcar com as despesas”, observa Roberto Leite, secretário de Formação e funcionário da Caixa.

 

A intenção é que a Caixa seja mais responsável pelo plano, assim como é urgente que haja retirada do teto estatutário de 6,5% da folha.

 

“O plano de saúde precisa ser viável, não pode comprometer a renda d@s trabalhador@s. Lutamos pela manutenção dos pilares que sustentaram o Saúde Caixa até hoje, como solidariedade e pacto intergeracional”, concluiu Leite.

 

Como participar do dia de luta

  • Trabalhadoras e trabalhadores da Caixa, da ativa e aposentados, são chamados para participar, na próxima terça, 17 de outubro, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Caixa Saúde.
  • As atividades serão realizadas tanto nas portas das agências e unidades da Caixa, quanto nas redes sociais.
  • Para as ações nas agências e unidades da Caixa, os trabalhadores são orientados a vestirem roupas brancas.
  • Para as ações nas redes sociais, os trabalhadores são convidados a participarem de um tuitaço, entre as 11h e 12h, onde devem utilizar a hashtag #QueremosSaúdeCaixa, além de marcarem o banco (@Caixa) em cada postagem.
  • Outro Dia Nacional de Luta está previsto para o dia 30 de outubro, com o mesmo objetivo de chamar a atenção sobre os riscos que o Saúde Caixa segue sofrendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading