Após pressão do Comando Nacional, Banco Central reduz horário de atendimento e restringe acesso às agências bancárias

Resultado das insistentes cobranças do Comando Nacional dos Bancários, o Banco Central (BC) determinou nesta quinta-feira, dia 19, que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências enquanto os efeitos da pandemia do Coronavírus durarem.

 

A recomendação do BC aos clientes é que utilizem os diferentes canais digitais disponíveis para efetuar pagamentos e transações, como internet banking, aplicativos para smartphones e, em casos extremos, utilizem os caixas eletrônicos. Trecho da nota diz que “os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento (…) para evitar aglomerações, mas assegurando a prestação de serviços essenciais”

 

Ainda de acordo com o Banco Central, a população deve recorrer às agências bancárias apenas para transações essenciais que não possam ser efetuadas online.

 

Leia a nota da instituição na íntegra:

 

“Com o objetivo de assegurar a saúde da sociedade decorrente da COVID-19 e ao mesmo tempo garantir a prestação de serviços essenciais, o Banco Central determinou que os bancos ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências.
 

O BC recomenda fortemente que os clientes de produtos e serviços bancários utilizem preferencialmente os diferentes canais digitais disponíveis, como internet banking e aplicativos para smartfones e, se necessário, recorram aos caixas eletrônicos.

Não sendo possível realizar suas transações por meio dos canais digitais, a sociedade poderá recorrer às agências bancárias para realizar suas transações essenciais, como saque de dinheiro, pagamento de contas ou transferência de recursos.

O BC, em conjunto com as instituições financeiras, está trabalhando em planos de contingência para facilitar que todos os serviços essenciais sejam prestados à sociedade.

Os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading