BancosDESTAQUE

Bancári@s de Guarulhos e Região participam de Dia Nacional de Luta “A Vida Acima do Lucro”

A diretoria do Sindicato d@s Bancári@s de Guarulhos e Região visitou agências de sua base na manhã desta terça, dia 12, e uniu forças a sindicatos dos bancários de todo o país para participar do Dia Nacional de Luta “A Vida Acima do Lucro”.

 

A ação faz parte da campanha permanente da Contraf-CUT, intitulada “Menos Metas, Mais Saúde” e oobjetivo principal da iniciativa é chamar a atenção para a importância da saúde mental e física d@s trabalhador@s, especialmente aqueles que atuam em um setor desafiador e sob constante pressão, como o financeiro.

 

“O ambiente de trabalho no ramo financeiro é frequentemente marcado por altas demandas, pressão por metas e as longas jornadas são fatores que contribuem para o adoecimento psíquico dos trabalhadores, precisamos mudar essa realidade, o Sindicato está aqui para te ajudar a superar essa situação”, pontuou o secretário de Saúde, Adailton Patrício durante a atividade.

O mês de setembro é conhecido como Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Neste contexto, os sindicatos de bancários escolheram essa data para destacar os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, em relação à sua saúde mental e emocional.

 

Entre 1996 e 2005, aconteceram 181 suicídios no setor bancário, um a cada 20 dias. 

As atividades do Dia Nacional de Luta foram variadas e incluíram manifestações presenciais e online. No ambiente virtual, a hashtag #AVidaAcimaDoLucro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados do dia, no Twitter, demonstrando a relevância do tema e a solidariedade de milhares de pessoas em todo o país.

 

A mobilização nacional também ressalta a importância do suporte psicológico, do diálogo aberto sobre saúde mental e do combate ao assédio moral nos locais de trabalho. Os sindicatos estão empenhados em promover mudanças positivas nas condições de trabalho dos bancários e na cultura corporativa das instituições financeiras.

 

Com informações da Contraf-CUT 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading