Bancári@s temem mudanças propostas pelo projeto Itaú 2030

Bancários e bancárias do Itaú estão preocupados com as mudanças propostas pela instituição com o projeto Itaú 2030, é o que aponta uma consulta realizada pelo Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região com trabalhador@s do banco entre os dias 30 de março e 09 de abril. O projeto foi apresentado em dezembro de 2019 com o objetivo de reestruturar sua rede de agências e teve as agências de Guarulhos como piloto em sua implantação.

 

Tal planejamento prevê mudanças na estruturação de cargos, unificando as diretorias Comercial e Operacional, além da substituição do Programa de Remuneração Variável dos Bancários da rede de agências, o Agir, pelo GERA.

 

Opinião – Para 43% dos respondentes, a mudança proposta pelo banco terá um impacto negativo; 75% dos participantes acreditam que haverá acúmulo de trabalho; e para 57% as mudanças apresentadas  pelo Itaú não gerarão mais oportunidades de carreira.

 

Em relação ao programa GERA, 67% dos respondentes acreditam que o novo programa é pior do que o Agir;  e para 84% dos bancári@s que participaram da pesquisa, o novo programa aumentou as metas; e 88% respondeu que as metas abusivas geradas pelo Projeto 2030 poderá acarreta em cobrança excessiva e afastamento por problemas de Saúde.

 

“A pesquisa trouxe elementos que desmontam facilmente a narrativa do banco de que essas mudanças propostas pelo Projeto Itaú 2030 gerarão mais oportunidades de encarreiramento e melhorias nas condições de trabalho”, disse Adjackson Moraes, diretor do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região e funcionário do Itaú.  “@s bancári@s estão apontando para um impacto negativo com a unificação das áreas operacionais/comerciais e no programa de remuneração GERA, ainda mais em um momento em que o País passa por uma crise econômica e social motivado pela pandemia do COVID-19 e ineficiência do governo federal em adquirir imunizantes para que os trabalhadores possam ter mais segurança de trabalhar no seu dia a dia”, concluiu.

 

A pesquisa será enviada a Comitê de Organização dos Empregados do banco Itaú  (COE) e será de grande valia para que o Sindicato possa negociar melhorias nas condições de trabalho, como apontam @s trabalhador@s que preencheram a pesquisa.

 

 

Fale com o Sindicato – O Sindicato está atendendo em esquema de plantão diariamente das 11h às 15h, respeitando todas as normas de segurança e distanciamento social. Precisa de orientação? Entre em contato conosco através do telefone (11) 2440- 7888 ou pelo whatsapp (11) 97643-2611.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading