No Brotero, policial empurra aluna com arma

Dória e Bolsonaro parecem ter abençoado a violência policial em suas gestões, especialmente contra pobres. Um vídeo que circula nas redes sociais (e que foi compartilhado por jornais de Guarulhos e de todo o país) mostra um policial armado, e descontrolado, dentro da escola estadual Frederico de Barros Brotero. Nas cenas é possível observar o “agente da lei” empurrando uma aluna da escola com o cano da espingarda apenas porque estudantes participavam de uma manifestação, na última quinta-feira, dia 4.

 

De acordo com pais de alunos, os estudantes protestavam contra a soberania do diretor (que costuma fechar os portões da instituição antes das 19h, impedindo que alunos assistam as aulas) e para cobrar melhorias para o colégio. “Esse diretor abusivo está divulgando que a manifestação dos alunos tem a ver com posse de drogas, mas é mentira. Muitos alunos trabalham, não conseguem chegar no horário e ele tranca o portão, não permitindo acesso à escola nem para a segunda aula. Muitas vezes fechou o portão antes do horário e alunos ficaram para fora, eles estão apenas reivindicando seus direitos”, disse a mãe de uma aluna que pediu para não ser identificada por medo de retaliações. A manifestação foi realizada por alunos do turno noturno, a maioria além de estudar, trabalha, por isso tem dificuldades de chegar no horário.

 

Em janeiro, o governador Dória autorizou equipes da Polícia Militar a usar espingardas calibre 12, como a do vídeo, para atendimento às chamadas do 190, para imobilizar bandidos. Nas imagens é possível ver o policial coagindo a aluna com o cano da arma no momento em que a jovem tenta passar por uma área boqueada. “Estou super revoltada, não tenho opções. Filho de pobre é obrigado a aturar até arma na cara para ter direito a concluir os estudos, duvido que as forças policiais agiriam da mesma forma em colégios particulares da região”, concluiu a mãe.

 

Assista ao vídeo da manifestação abaixo

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading