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Sindicatos e Comando Nacional pressionam e bancos anunciam medidas para período de pandemia do Coronavírus

Após reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) reunirem-se através e videoconferência nesta segunda, dia 23, para discutir sobre o funcionamento nos estabelecimentos bancários e medidas efetivar no combate às transmissões pelo Coronavírus (COVID-19) dentro do ambiente de trabalho, os bancos responderam algumas das reivindicações na tarde desta terça-feira, 24.

 

 

 

Os bancos Itaú e Santander, por exemplo, se comprometeram a suspender as demissões dos trabalhadores no período de pandemia e manter o pagamento integral dos salários, além de anunciarem a antecipação do 13º para os trabalhadores e redução do horário nas agências.

 

 

 

O BB e Caixa, como são bancos públicos, têm maior estabilidade de emprego. O Bradesco ainda não se pronunciou oficialmente. “Estamos lutando contra possíveis demissões e exposição dos bancários e conquistamos uma importante vitória. Já é sabido que 200 mil bancários estão em home office no Brasil, precisamos ampliar este número para evitar o contágio dos trabalhadores e também dos clientes”, explicou Luis Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região.

 

O movimento reivindica também que os bancos ampliem os prazos de pagamento, suspendam vencimentos dos boletos por 60 dias e isentem os clientes de tarifas de transferências, como TED e DOC, para evitar aglomerações neste momento.

O Comando dos Bancários também reivindica o contigenciamento das agências bancárias e demais unidades, com o agendamento para casos de atendimento presencial em caso de extrema necessidade; a suspensão das metas e a manutenção do atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020 (que estabelece em seu artigo 3º § 1º inciso XX que são atividades essenciais no setor financeiro: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”).

 

 

Entre as reivindicações do Comando Nacional estão a suspensão das metas; redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho; suspensão das demissões; Home office e isenção de tarifas (clientes com renda até dois salários mínimos) de três transferências eletrônicas mês (TED E DOC). Importante também os atendimentos presenciais necessários à sobrevivência do cliente e usuário, como por exemplo os idosos que têm dificuldade de retirar sua aposentadoria ou tiveram seu cartão danificado. Haverá atendimento a casos urgentes que necessitam atendimento presencial, com agendamento para evitar aglomerações e exposições de trabalhadores e clientes a riscos.

 

Posicionamento dos bancos

 

Bradesco – O Bradesco informou que vai adotar horário reduzido nas agências, com revezamento de bancários, e contingenciamento na entrada, para evitar aglomerações nas unidades, além de promover campanha para que utilizem os canais digitais, como medidas de proteção contra a pandemia do coronavírus.

 

Santander – já havia atendido algumas das demandas dos trabalhadores em relação a não demissão durante o período de pandemia, ao fechamento de agências e rodízio entre os bancários e na criação de um canal de comunicação para suspeita de contaminação por coronavírus para que os trabalhadores possam ser monitorados, além do adiantamento integral do 13° e da inclusao de grávidas no grupo de risco.

 

Itaú – O Itaú alterou, a partir desta terça-feira (24), o horário de atendimento de suas agências bancárias por todo o Brasil, por conta da pandemia do coronavírus (Covid19). As agências terão atendimento prioritário das 9h às 10h ao público de risco listado pelo banco: aposentados, beneficiários INSS, idosos e gestantes. Das 10h às 14h o atendimento será feito em contingência para público geral. As orientações são válidas por prazo indeterminado, até o final da pandemia.O banco Itaú também anunciou que antecipará o pagamento do 13° salário integralmente aos funcionários até o dia 27 de abril. A medida visa amparar financeiramente os bancários diante da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

 

Caixa – Segundo comunicado da Caixa, esses 70% em home office deverão fazer atendimento via whatsapp, por meio das ferramentas das agências digitais que estão sendo liberadas para as agências físicas. Deverão ainda executar as demais atividades operacionais da agência através das ferramentas de home office.

 

Banco do Brasil – Enviou um comunicado na segunda-feira (23) orientando os gestores de unidades voltadas para o atendimento ao público a priorizar os serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informa ainda que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional para os casos, por exemplo, de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e os saques benefícios sociais sem cartão.

 

 

 

 

Informações Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

 

 

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