DESTAQUELuis Cláudio Marcolino - Deputado EstadualNotícias

Sob coordenação do deputado Luiz Claudio Marcolino, Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas é lançada na Alesp

Sob coordenação do deputado Estadual representante da categoria bancária, Luiz Cláudio Marcolino (PT), foi lançada nesta segunda, dia 5, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 




O evento reuniu a diretoria do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região no Auditório Teotônio Vilela, além do vice-coordenador, deputado Helinho Zanata (PSC); do deputado Paulo Fiorilo (PT); e de demais vereadores e autoridades de diversos municípios do Estado.



O objetivo do núcleo de trabalho inaugurado é a atuação suprapartidária para elaborar legislações e intermediar soluções frente aos diversos desafios das nove regiões metropolitanas do Estado, sendo essas regiões as seguintes: São Paulo; Baixada Santista; Campinas; Jundiaí; Ribeirão Preto; Vale do Paraíba e Litoral Norte; São José do Rio Preto; Piracicaba; e Sorocaba.



De acordo com o deputado Luiz Claudio Marcolino, 236 municípios paulistas integram regiões metropolitanas no Estado de São Paulo, cidades que compreendem cerca de 37 milhões de pessoas – 80% da população paulista. “Se a área foi demarcada como metropolitana, ela precisa produzir efeitos e entregar resultados e benefícios esperados. Nada menos que isso”, disse.



O parlamentar expôs aspectos que a Frente pretende explorar: desigualdades sociais; planos diretores, para que sejam menos individualistas; recursos financeiros; desigualdades inter-regionais; ativação de gestões metropolitanas; legalidade, integração e mobilidade; conquista de autonomia; e compreensão da visão do novo governo.




Marcolino ressaltou ainda que as Regiões Metropolitanas de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Piracicaba e de Jundiaí estão pendentes de documentação, como regulamentação, instituição de Agência Metropolitana e criação do Fundo Metropolitano, alguns dos entraves que a Frente deve discutir, propondo e buscando soluções.

 

Com informações e crédito da imagem Portal Alesp

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading