DESTAQUEMulheres

Dia Internacional da Mulher Trabalhadora: diretoria percorre agências em Guarulhos para reforçar luta das mulheres por equidade e igualdade de direitos

                                            

A diretoria do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região percorreu agências da região Central de Guarulhos nesta quarta, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora, para presentear as bancárias, vigilantes femininas e trabalhadoras que organizam os bancos para reforçar a luta das mulheres por respeito, equidade e igualdade de direitos. Neste 8 de Março, o Seeb soma forças com outras categorias para exigir melhorias nas condições de trabalho, assim como a proteção das trabalhadoras em ambiente corporativo, fim da violência doméstica, empregos decentes, respeito à diversidade e tantas outras pautas. Nos próximos dias, diretores visitarão outras agências em Guarulhos e nas cidades que compõem a base do Sindicato para ouvir as mulheres e entregar uma singela lembrança pela data.




É importante lembrar que a origem desta data tão simbólica se deu através da luta, com manifestações que reivindicavam direitos desde o final do século 19. “O 8 de Março é uma data para refletirmos sobre tudo o que já conquistamos, mas sem menosprezar que o caminho a percorrer ainda é muito longo para alcançarmos o mínimo, pois vivemos sim em uma sociedade patriarcal, machista e desigual para as mulheres, as diferenças salariais estão aí para comprovar e são apenas a ponta do iceberg. Levantamos hoje a bandeira pela igualdade, contra a violência de gênero, contra o assédio sexual e moral e por dignidade”, pontuou a coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sindicato, Sara Cristina Lee Soares. 




Mulheres bancárias recebem até 22% menos que homens – é fato que na categoria bancária as mulheres ainda ganham menos que os homens que exercem a mesma função e a luta pelo fim da desigualdade de gênero está entre as prioridades para o Sindicato. Dados divulgados pela Relação Anual de Informações Sociais, a Rais, dão conta de que a diferença salarial entre mulheres e homens chega a casa dos 22,2% e a diferença é ainda maior no caso de mulheres pretas, que recebem 40,6% menos que homens. “Essa é uma importante pauta a ser debatida e defendida pelo movimento Sindical, e destacamos aqui que o governo Federal enviou um Projeto de Lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função laboral, nós pressionaremos deputados e deputadas pela aprovação para que essa diferença seja extinta o quanto antes”, relatou Wanderley Ramazzini, presidente do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região. 




Sindicato promove em sua Sede palestra sobre violência contra as mulheres 

 

O Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região recebe Fabiana Chimirri, assistente social da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Guarulhos, para uma palestra que discutirá a equidade de gênero e os caminhos para prevenção às violências contras as mulheres no dia 23 de março, a partir das 19h, em sua Sede. “É de extrema importância discutir o ciclo da violência contra a mulher e debater maneiras para derrubar os índices para que, em um futuro próximo,  medidas educacionais aliadas às políticas públicas e leis mais rígidas nos permitam comemorar a redução da violência”, pontuou a coordenadora do Coletivo de Mulheres do Sindicato, Sara Cristina.

 

 

Serviço

Educar para a equidade de gênero: caminhos para a prevenção às violências contra as mulheres

Com Fabiana Chimirri

Dia 23 de março

A partir das 19h

Rua Paulo Lenk, 128 – Jardim Zaíra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading