Guti ordena que secretário de Saúde transfira gabinete para o HMU

O prefeito Guti parece não saber o que fazer para conter a crise na Saúde. Em decreto publicado no Diário Oficial desta segunda, dia 23, determinou que Sérgio Iglesias, secretário de Saúde de Guarulhos, transfira o seu gabinete para dentro do Complexo Hospitalar Municipal de Urgências (HMU) por dez dias.

 

A polêmica decisão foi tomada após a grande mídia divulgar a falta de insumos e medicamentos no hospital na última sexta-feira, dia 20.

 

Conforme já havíamos noticiado no dia 16 de abril, a saúde de Guarulhos está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respira por aparelhos. Falta o mais básico, como caixas coletoras para o descarte de agulhas, bisturis e seringas, até o combustível para ambulâncias, o que explica a demora e também a omissão de socorro por parte do poder público.

 

 

As caixas, conhecidas como descarpack, são utilizadas para o descarte do material pérfuro-cortante de maneira segura. Assim que o material é jogado fora, a caixa é fechada e colocada num saco branco de lixo hospitalar, mas ao invés do descarte correto, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista está improvisando com galões plásticos vazios, colocando a vida dos profissionais de saúde e dos coletores em risco.

 

 

O que também tem elevado as reclamações quando o assunto é socorro médico é a demora no atendimento do serviço do SAMU. O problema é a falta de ambulâncias para atender a população (o plantão que deveria atuar com 11 carros básicos e três avançadas não atua nem com metade do efetivo), no último sábado, dia 14, havia apenas cinco ambulâncias básicas e uma avançada rodando na cidade.

 

Além das ambulâncias quebradas, também há o agravante da falta de combustível, o que impossibilita o socorro da população. E o que está ruim promete piorar, pois a Secretaria de Saúde irá remanejar auxiliares de enfermagem do SAMU para implantar atendimento de pronto atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Taboão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

loading