Mulheres do Sindicato protagonizam atos pelo Dia Internacional da Mulher

As diretoras do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região uniram-se a outras milhares de mulheres na avenida Paulista, São Paulo, nesta quinta-feira, dia 8, para protagonizar atos e manifestações pelo Dia Internacional da Mulher. Lá, clamaram por liberdade e intensificaram o discurso contra o golpe de Estado que desmonta as políticas públicas, especialmente as relacionadas aos direitos das mulheres. Os diretores também estiveram presentes no ato em apoio às pautas apresentadas pelas mulheres.

 

Além da política, a violência doméstica e o feminicídio também foram abordados neste dia de luta. Entre palavras de ordem, faixas, camisetas e bandeiras, as mulheres exigiram respeito, dignidade e igualdade de tratamento e o clamor pelo direito de poder andar nas ruas sem medo de ser estuprada.

 

Violência contra a mulher – Só nos primeiros dez meses de 2017, no estado de São Paulo, mais de 18 mulheres foram mortas todos os meses. Os dados que assustam pertencem à Secretaria de Segurança Pública e apontam um feminicídio acontece a cada quatro dias.

 

Além dos assassinatos de mulheres, a SSP divulgou em fevereiro deste ano que houve aumento de 15,5% no número de estupros no primeiro mês deste ano em comparação a janeiro de 2017, levando em consideração que a grande maioria das mulheres não denuncia seus agressores.

 

Para denunciar e ir contra a qualquer foram de violência contra a mulher, a Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) segue até o dia 1º de maio, oportunidade em que as mulheres debaterão a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 181/2015 (que pode voltar à pauta da Câmara este ano) que, após uma manobra dos parlamentares, abre brechas para criminalizar o aborto, mesmo em casos de estupro, risco de morte ou feto anencéfalo.

 

Acompanhe as imagens do ato, na galeria abaixo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

loading