No dia 19/11, Sindicato realiza palestra no mês da Consciência Negra

Sindicato organiza atividades no mês da Consciência Negra

 

Engajado na luta contra o racismo e pela defesa da igualdade de oportunidades, o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região organizou uma série de palestras em homenagem ao mês da Consciência Negra. A primeira delas será realizada no dia 19 de novembro, das 9h ao 12h, na sede da instituição, pelo professor do curso de Serviço Social e mestre em Antropologia Weber Lopes Góes. Uma segunda atividade está agendada para o dia 21 de novembro, às 19h, na E E Prof. Maria Lêda Fernandes Brigo, localizada na rua Wambes, no Jardim Otawa.

 

Além disso, haverá uma marcha em Guarulhos no dia 20 de novembro, com a participação de toda a diretoria, movimentos sociais e sociedade civil e, no período da tarde, a Marcha da Consciência Negra, na avenida Paulista, que busca a reflexão e incentiva a lu ta contra os retrocessos impostos à população negra no próximo período.

 

.
Consciência Negra – No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida para homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, conhecido como Zumbi dos Palmares, morto nesta data no ano de 1695.

 

A data nos leva a refletir sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional e a luta contra o racismo, principalmente na conjuntura atual, em que vivemos um governo que legitimou todo e qualquer tipo de preconceito.

 

O discurso de Bolsonaro reforça as desigualdades históricas e o preconceito, atingindo diretamente a população pobre e negra. Desta maneira, o Dia da Consciência Negra é mais do que uma comemoração ou homenagem, é um dia de resistência, reflexão e luta, muita luta, para que possamos seguir rumo à uma sociedade justa e igualitária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading