DESTAQUELuis Cláudio Marcolino - Deputado EstadualNotícias

Sabesp é maior patrimônio de São Paulo para a vida dos paulistas

O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP) alertou na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que a Sabesp é a empresa pública que representa o maior patrimônio do povo paulista. A maioria da população presente ao evento se posicionou contrária à privatização da Sabesp. Os favoráveis estavam em número menor. Todos acompanharam as discussões sobre o Projeto de Lei 1501/2023 que permite que o Estado venda a Sabesp.

 


De acordo com o deputado, não há como mensurar o valor do patrimônio dessa empresa pública, principalmente, as represas do Guarapiranga, Billings, Sistema Cantareira, os outros reservatórios e toda a infraestrutura do saneamento. “Somente na construção do Sistema Cantareira foram investidos US$ 1 bilhão para a sua construção em 1966. Ele abastece a Região Metropolitana de São Paulo e parte do interior paulista. É difícil verificar qual o valor disso”, afirmou o deputado.

 


A audiência contou com a participação da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. Ela apresentou diversos estudos sobre o modelo que será a privatização, porém, os detalhes não estão no projeto. Na audiência, ela chegou a citar a Enel, concessionária de energia elétrica que deixou milhares de pessoas sem energia por seis dias no início do mês.

 


O deputado Marcolino lembrou ainda que nem o governador Tarcísio de Freitas, nem a secretária Natália e nem o presidente da Sabesp, André Salcedo são do estado de São Paulo e, esse pode ser um dos motivos pelos quais eles desconhecem a importância da Sabesp para o povo paulista e estão concordando com a sua venda. “Por isso querem vender esse patrimônio construído por todos que são do estado de São Paulo e que têm hoje uma empresa eficiente, de capital misto e que presta um serviço que é essencial à vida”, disse o deputado.

 


A Sabesp está presente em 375 municípios paulistas que abrigam cerca de 30 milhões de pessoas. Para o deputado Marcolino, a população já tem o péssimo exemplo das privatizações da Enel e das linhas da CPTM e do Metrô que já são concedidas e apresentam falhas constantemente.
“A privatização da Enel se mostrou um dos casos de concessão mais graves, porque o atendimento e a qualidade do serviço pioraram consideravelmente. É isso que acontece quando uma empresa pública passa a ser administrada por empresas privadas que visam lucro. E, é o que vai acontecer com a Sabesp”, afirmou Marcolino, que tem se destacado como uma das principais vozes contra essa privatização no parlamento estadual.

 


Na Alesp, todas as medidas estão sendo tomadas para evitar a aprovação do projeto pelo deputado Marcolino e pela Bancada do PT. “O governador Tarcísio está com muita pressa para vender esse patrimônio que tem um valor imensurável, sem o amplo diálogo com a sociedade e sem apresentar os modelos de contrato. O governador quer um cheque em branco. Eu e toda a bancada do PT faremos todo o esforço para evitar essa privatização”, disse o deputado Luiz Claudio Marcolino.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading